-

-

domingo, 13 de junho de 2010

Geografia - Aspectos Físicos



Relevo: Nos Estados Unidos é impossível ter conhecimento de apenas um relevo, pois ele vai de planícies à montanhas de diferentes tamanhos. A oeste encontramos os planaltos e cordilheiras importantes como as Montanhas Rochosas. Entre estas cadeias montanhosas encontram-se As Grandes Planícies, localizada no centro do país. O leste
é dominado por velhos planaltos que se formaram devido à erosão de antigas cadeias montanhosas. No Sul, situa-se numa grande península, e por não possuir morros e montanhas, os rios dessa região fazem grandes ramificações e lagos. E no Norte, há um relevo mais baixo e plano.

Clima: Os Estados Unidos tem grandes variações climáticas devido à sua grande extensão territorial distribuída entre as linhas imaginárias do planeta. Como exemplo: Na Flórida é subtropical, no Alasca, polar. A maior parte dos Estados Unidos possui um clima temperado ou subtropical, marcado por quatro distintas estações: primavera, verão, outono e inverno. Nas grandes planícies, por não terem grandes variações de relevo, quando é frio no Norte, a umidade do ar chega fria nas Grandes Planícies. Quando vindo do Sul, a umidade chega mais quente. No Oeste, por ter mais montanhas, há uma vasta zona de clima desértico e sub-desértica. O Sul, por ser mais próximo da linha do Equador, tem um clima mais subtropical. O Leste por sua vez, tem um clima semi-árido.

Vegetação:
Existem bosques de coníferas na região das Montanhas Rochosas, estepes e pradarias nos Apalaches, imensos campos de algodão na zona do Golfo do México, vegetação ártica nos cumes mais altos e todo tipo de cacto nas zonas desérticas. Existem, no Oeste, regiões montanhosas com árvores coníferas e vegetação de clima frio. Na parte das Grandes Planícies, é feita o tipo de agricultura, monocultura ou policultura em grandes extensões de terras. Nos climas úmidos a vegetação é provavelmente a floresta; nas áreas de sub-úmido as gramas; nos desertos as gramas de deserto e arbustos. Em boa parte dos Estados Unidos a vegetação natural foi destruída. Cinco regiões de vegetação são distintas nos Estados Unidos: Floresta subtropical, Floresta Decídua, Floresta de Conífera, Prados, Deserto e a vegetação Polar do Alasca.



Hidrografia: Nos Estados Unidos, a hidrografia produz a maior parte de energia produzida no país, com diversas hidrelétricas localizadas em todo o país. O principal rio é o Mississippi, com uma bacia de 4.600.000 km², e que percorre os Estados Unidos de norte a sul. Devido ao relevo muito acidentado, os rios que cortam o oeste formam muitas corredeiras, cascatas e cachoeiras, fato que favorece a geração de muitas hidrelétricas. O oeste possui quatro rios de grande utilidade que servem para transporte e fornecer energia para o país. O Grand Canyon é encontrado no Oeste, é formado pelo o Rio Colorado e chega a medir entre 6 e 29 km de largura. Já no oeste existem dois rios muito importantes para a economia e transporte de navios cargueiros.

Fauna e Flora: Por possuir uma grande extensão, os EUA tem uma grande diversidade da fauna e flora, de acordo com cada região climática. Por exemplo, na Flórida há o Parque Nacional de Everglades, onde há um rico ecossistema. Nesse local, existem manguezais com uma infinidade de pássaros e répteis, especialmente jacarés. Na região do Alasca por ter um clima polar tem animais próprios para este local e uma diversidade de árvores coníferas. A vegetação do Deserto possui cactos e plantas xerófilas.
A fauna é bastante variada. Renas, alces, ursos polares e cinzentos, focas e raposas azuis habitam as regiões meridionais.
Na pradaria central americana podem ser encontrados o cervo e o puma. O inseto mais característico é o gafanhoto.
Os desertos do oeste são hábitat de roedores, répteis e coiotes. Nas florestas tropicais há macacos, esquilos, cobras e grande variedade de aves.

E aí, você prefere cidades grandes como Nova Iorque, ou um lugar mais calmo como interior do Texas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário